sexta-feira, 17 de abril de 2009

Você é estável ou instável?


Postado pelo Pr. Agnaldo Lins.
Texto Mateus 16:16.
Introdução
Existem duas palavrinhas na língua portuguesa que são semelhantes em sua pronúncia, mas com significados totalmente diferentes.
São elas ESTÁVEL e INSTÁVEL. Elas são tão semelhantes que se as pronunciarmos rápido confundiremos quem nos ouve.
Vejamos então seus significados:
ESTÁVEL: Que não se desloca, que não é sujeito a mudanças, que permanece firme, que é seguro, sólido.
INSTÁVEL: Que não tem segurança, que não está firme, que é volúvel, movediço.
ELUCIDAÇÃO
Amados acabamos de ler um texto onde Pedro faz uma das mais se não a mais importante afirmação da história: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”.
Encontramos aqui Jesus questionando os seus discípulos com relação ao que o povo dizia ou supunha ser Ele.
Estava havendo especulações com respeito a este assunto.
Afinal os judeus aguardavam ansiosos a vinda do Messias, que na visão deles os libertaria do jugo romano.
Jesus nasce em meio a este contexto e aqueles que esperavam um líder puramente político se decepcionam.
E quando muitos olhavam pra Jesus o denominaram de João Batista, Elias, Jeremias ou algum dos profetas.
Sem contar que os fariseus o intularam de Belzebú (Nome de um demônio cananeu) associando as obras que Jesus fazia a esse demônio.
Porém naquele contexto se levanta Pedro e com segurança e convicção afirma: ...
Ao olharmos para esta afirmação poderíamos concluir que Pedro era o mais seguro dos Apóstolos.
No entanto vamos encontrar em Pedro um homem instável.
Gostaria de nesta noite olhar para alguns acontecimentos na vida deste personagem e tirar algumas lições para as nossas vidas.
Tema: Jogando fora o fardo da instabilidade.
1º lugar: Pedro era instável na fé.
Mt. 14: 28: “Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”. 29 – 31: “E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”

Ninguém além de Pedro ao ver Jesus andando sobre as águas teve a ousadia que ele teve...

Ele se dispõe a andar sobre as águas também, no entanto quando ele começa a andar a sua fé enfraquece e o texto diz: “ele começou a olhar a força do vento e...”

Aplicação
Tem gente que tem uma fé que só vendo, “quando as coisas estão bem”.

Mas quando a situação muda a pessoa muda também (Olha a força do vento das provas...).

Torna-se medroso, murmurador, inseguro e incrédulo, assim era Pedro.

Veja o que Tiago diz sobre isso. 1: 5 – 8...

2º lugar: Pedro era instável nas palavras.
Mt. 16: 16 - 18 “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt. 16: 21 – 23: “Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens”.

Aquele homem firme e de convicção que a momentos atrás fora usado por Deus, agora empresta sua boca ao diabo.

Como Pedro era volúvel, mutável, ele era um grande falador.

Aplicação
Tem gente que muda o discurso de acordo com o ambiente, conforme lhe é conveniente.

Quantas vezes movidos pelo temperamento estamos emprestando nossa boca ao diabo.

Vejamos o que Tiago diz sobre isso: Tg. 3:10: “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim”.

3º lugar: Pedro era instável no perdão.
Mt. 18: 21: “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?”
Jo. 18: 10: “Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco”.

O mesmo Pedro que a principio demonstrava ter um coração disposto a perdoar, agora é o mesmo que está pronto a fazer justiça com as próprias mãos.

Pedro era um daqueles que não levava desaforo pra casa.

Aplicação
Quantas vezes agimos também assim, temos um ótimo discurso sobre o perdão e outras valores da vida cristã, mas que não passa muitas vezes de discurso.

Estamos prontos a exigir que os outros perdoem, mas quando nós temos que perdoar tiramos o corpo fora. (desembainhamos nossa espada).

Parece que estamos mais dispostos a viver a lei de talião (Olho por olho e dente por dente) do que obedecer a Deus.

4º lugar: Pedro era instável nos seus compromissos.
Mt. 26: 33,35ª: “Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei”. Mt. 26: 57, 58, 69 – 74ª : “E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos. Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, tendo entrado, assentou-se entre os serventuários, para ver o fim. Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem!”

Aquele que jurara fidelidade até a morte esfria e começa a seguir Jesus de longe, sem nenhum compromisso.

O mesmo que não se escandalizava nega abertamente qualquer associação com Jesus.

Nega com juramento e pragueja.

Aplicação
Todos nós que estamos aqui nesta noite juramos obediência a Deus, prometemos testemunhar dele em qualquer lugar.

Mas quantas vezes estamos seguindo Jesus de longe.

As pessoas com quem você convive sabem que você é um servo de Jesus?

Deus quer ver em nós mais do que palavras, Ele quer ver prática.

Conclusão

Mas, irmãos a vida de Pedro mudou, o Senhor Jesus mudou a vida dele. Logo após a crucificação Pedro voltou a velha vida de pescador, afastou-se do círculo dos discípulos.

Mas Jesus após a ressurreição foi ter com ele, isso está registrado em João 21: 15 – 19...

A vida de Pedro não foi mais a mesma (podemos ver isso em Atos: 3 mil convertidos, o grande líder da Igreja).

A tradição nos informa que Pedro no final de sua vida foi martirizado p/am Cristo (crucificado de cabeça para baixo).

Eu gostaria de lhe dizer que precisamos jogar fora o fardo da instabilidade e sermos crentes estáveis, firmes, convictos.

Precisamos fazer da nossa igreja uma igreja estável, apesar das dificuldades.

Precisamos acabar com essa história de uma semana estarmos bem e na outra estarmos mau.

Assuma um compromisso com Deus de ser um crente firme apesar das dificuldades e diferenças.

Somos imperfeitos (o primeiro sou eu) e entenda que você não vai encontrar uma igreja perfeita aqui na terra.

Vamos renunciar nosso temperamento, nosso orgulho, tudo aquilo que nos separa de Deus e dos nossos irmãos. (É hora de darmos um basta em tudo isso).

Peça a Deus que lhe ajude a ser um crente estável na fé, apesar das dificuldades.

Peça a Deus que lhe ajude a ser um crente estável nas suas palavras, apesar do contexto.

Peça a Deus que lhe ajude a ser um crente estável no perdão, apesar das circunstancias.

Peça a Deus que lhe ajude a ser um crente estável nos compromissos, mesmo diante das provas e tentações. (momento de oração).

Nenhum comentário: