segunda-feira, 20 de abril de 2009

A TRADIÇÃO DO LENÇO...


Porque Jesus dobrou o lenço?

Porque Jesus dobrou os lençóis do sepulcro depois de sua ressurreição?
Eu nunca notei isto......
João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi deixado de lado como os lençóis do túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem - cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, ´´Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram. ´´
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis deixados lá, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.
Isto é importante? Definitivamente.
Isto é significante? Sim.
Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: ´´Eu terminei.``
Eu não sabia a respeito....
Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque ... o lenço dobrado queria dizer: “Eu voltarei!”
Ele está voltando!
Durante esta Semana Santa, eu oro para que você seja abençoado com a paz e a alegria em saber que Ele está voltando algum dia.
Deus abençoe a todos.

5 comentários:

Marcia disse...

A história é bem interessante... mas é verdadeira? Qual a fonte histórica que descreve tal costume judaico? Atualmente, mais do que em qualquer época antes, qualquer um pode escrever qualquer coisa. Gostaria muito que essa história fosse verdadeira. Se possível, por favor, publiquem as fontes. Grata.

Igreja Presbiteriana de Belo Jardim disse...

Olhe Você terá que lê livros que falem sobre os costumes judaícos que falem sobre os tempos e contexto em que Jesus viveu. (A editora vida nova tem alguns volumes). Obrigado pelo comentário.

alexandre disse...

Tem outro fato que relata este costume do lenço. Ouvi que segundo os costumes judeu, quando uma visita fosse a sua casa e vc o recebe-se bem, ele sem que ninguém visse, deixaria um lenço dobrado em um conto d casa, como sinal de que gostou e voltará... E agora, qual destes costumes é verdadeiro?
Alexandre Nogueira.

Anônimo disse...

Conheço essas duas histórias, mas não tenho a fonte exata de nenhuma. Tenho alguns livros sobre comportamentos antigos, mas esta tradição nunca vi. O mais próximo disso, foi o lenço deixado por Judá como penhor, dizendo que voltaria (Gn 38;18), mas não se coaduna com os relatos.

Fábio Souza disse...

Muito interessante. Buscarei as fontes na Vida Nova!!! Deus abençoe a todos vocês !!!