sexta-feira, 17 de abril de 2009

A pregação de Jesus


Postado pelo Pr. Agnaldo Lins.
TEXTO: LC. 9:57 -62.
INTRODUÇÃO
Quando olhamos para pregação de Jesus chegamos à conclusão que a mensagem que Ele pregava não é a mesma pregada em muitos púlpitos dos nossos dias.
Temos a maioria das vezes presenciado o crescimento de um evangelho barato, sem nenhum esforço.
Os chamados grandes líderes de nossos dias na ânsia de terem sucesso têm se prestado a práticas místicas e escusas até.
Não temos como olhar pra os ensinos de Jesus e fazer uma ponte com os nossos dias e não ficarmos surpresos.
Quando pra o modelo de pregação dEle eu tenho a impressão que se Ele tivesse vivendo entre nós fisicamente, talvez ninguém quisesse Ele pregando em sua Igreja.
Pois para o modelo que temos hoje, Jesus, seria um péssimo pregador.
Jesus do que preocupado com as multidões, a sua maior preocupação era com a qualidade.
Certa feita depois de pregar seus discípulos se acercaram dEle e lhe disseram: “Senhor a pregação foi dura, tem muita gente indo embora”. Ao que Ele respondeu: vocês não querem ir também?
O texto que nós acabamos de ler Ele também traz uma mensagem dura, mas essa é a Palavra de Jesus.
E Jesus de forma bem clara nos deixa aqui alguns princípios para aqueles que se tornam seus discípulos.
Vivemos em uma sociedade que ser crente é muito fácil, não tem que deixar nada, não tem que fazer nada, é só freqüentar uma Igreja e dizer: eu sou crente.
Será que Jesus pensava e ensinava assim? Vamos descobrir!
O texto lido nos mostra 3 exemplos ou incidentes ocorridos em uma das viagens de Jesus. Aonde Ele vai através deles nos mostrar 3 princípios a serem seguidos pelo cristão.
1º Princípio: É o da renúncia: 57,58.
Este primeiro personagem Mateus nos informa que ele era um escriba (Mt. 8:19).
Mas o que nos chama a atenção não é que ele era, mas, o que ele disse: “Seguir-te-ei por onde quer que fores”.
Isso nos faz lembrar de Rute a Moabita que disse a Noemi: “Aonde quer que fores irei eu”.
Talvez esse escriba tivesse ficado com as multidões, com os milagres, com as curas, com a forma que Jesus falava.
E isso não impressionou a Jesus, pois Ele vê as intenções do coração do homem. E este homem tinha uma visão romântica do que é ser discípulo Jesus.
Será que quando as coisas apertassem ele estaria disposto a renúncia de si mesmo, ao sacrifício, ao serviço e até ao sofrimento?
Mas Jesus mostra-lhe a realidade do verdadeiro cristianismo e para isso Ele usa dois exemplos:
1- O ex. das raposas, que tem os seus covis (buracos cavados no solo, que servia de habitação, onde se escondem durante o dia e a noite saem para caçar).
2- O ex. das aves, que tem os seus ninhos, que estabelecem como sua posse onde encontram abrigo e se defendem dos inimigos.
O que Jesus quer dizer aqui que estes animais têm um lugar fixo, tem seu habitat.
No entanto, o Filho do homem nada disso possuía.
No seu nascimento, não havia lugar para Ele na hospedaria.
E à medida que seu ministério avança: A Judéia o rejeita, A Galiléia o expulsa, Samaria lhe nega estadia, a terra não o quer.
Com estas palavras Jesus fez aquele escriba calcular antes de construir a torre.
APLICAÇÃO
Muito me impressionava a vida militar (roupa, prêmios, honras, mas quando cheguei lá não foi bem o que encontrei).
Entendi que as honras, as medalhas, o reconhecimento aconteciam, mas a custo de muita luta e suor.
Assim também é o Cristianismo é pela cruz que as vitórias.
Mas louvado seja Deus que no final seremos laureados, é isso que Paulo afirma: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.
Ser cristão é pagar o preço da renúncia, só participarão das glórias aqueles que também participarem da cruz.
2º Princípio: É o da Prioridade 59,60.
O segundo não sabemos quem é e também é diferente o exemplo, com este é Jesus quem pede que ele o siga.
Porém ele diz que tem algo a fazer: Sepultar seu pai e depois o seguiria.
Ou seja, a sua vida estava desordenada, as suas prioridades eram desvirtuadas.
Mas nós podemos pensar: que haveria em esta pessoa ir sepultar a seu pai e depois segui-lo! Mas Jesus vê o coração.
Os funerais em Israel ocupavam uma escala de prioridade, a pessoa parava tudo pra participar deles.
E de fato, não havia mal algum neste ato, mas naquele momento era inadequado, Jesus é mais importante.
Sepultar seu pai era secundário, (outros poderiam fazer isso) mas, seguir a Jesus era prioridade (e era algo pessoal).
E a resposta de Jesus revela isso: “Deixem os mortos sepultar seus mortos” (mortos espirituais).
APLICAÇÃO
Há muitas coisas que outras pessoas podem fazer por você, mas só você pode seguir a Jesus.
Você não pode pagar outra pessoa pra seguir Jesus em seu lugar, lembre-se disso.
O que tem impedido de você dá prioridade a Jesus em sua vida, o que falta você sepultar, sepulte hoje em nome de Jesus.
3º Princípio: É o da convicção, 61, 62.
O terceiro exemplo é de alguém voluntarioso que se dispõe a seguir Jesus, mas que também tinha algo a fazer: se despedir de sua família.
Também não há nada de mal a principio nesse aspirante a discípulo e fazer isso, mas novamente pensemos: Jesus vê o coração.
Talvez se essa pessoa fosse se despedir da sua família e ao considerar os apelos de sua mãe, o choro de seu pai desistisse de ser discípulo de Cristo.
E para reforçar Jesus diz: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.
Jesus aqui uma linguagem rural onde uma pessoa está no serviço da aração da terra (quem já fez isso?).
É impossível alguém nesse serviço desempenhar bem a sua atividade se não olhar pra frente.
Duas coisas importante Jesus nos ensina com isso:
1- Quando uma pessoa nesse serviço não olha pra frente, os sulcos ficam tortos;
2- Sempre que a pessoa olhar pra traz vai sentir o desejo de voltar e consertar o que ficou mal feito.
APLICAÇÃO
A mesma coisa acontecerá na vida cristã, se não nos focarmos em Jesus nossa vida será torta.
Não dá pra ser cristão tendo o coração dividido, em quem você tem posto os seus olhos.
A bíblia diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro”.
CONCLUSÃO
Sejamos cristãos autênticos, dispostos a pagar o preço.
E com certeza Deus nos coroará com muitas bênçãos.
A Bíblia diz em Apocalipse: “Ser fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.

2 comentários:

vaclavvalenza disse...

СОпераваци ваннка завин и оэтваланые мпеци в
Ко Операваци titanium fishing pliers ванка завин titanium apple watch и оэтваланые мпеци titanium or ceramic flat iron ванка завин и titanium wallet оэтваланые мпеци ванка завин и оэтваланые ford titanium мпеци

desle disse...

xo118 michael kors обувки,veja belgique,all star helmets catcher,veja shoes romania,veja tenis colombia,michael kors käekell,solovair srbija,osiris shoes ireland,russell & bromley chaussures cn003