quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Verdadeira Páscoa


Postado pelo Pr. Agnaldo Lins.
Texto Marcos 16:1 – 8.
Introdução
Nunca se falou tanto em páscoa como nos últimos dias. Certo? Errado, tomaram o tema certo mais divulgaram com significado errado.
Os vendedores enlouquecidos divulgaram seus produtos, fizeram promoções, venderam “ovos e coelhos de páscoa” parcelados em 3, 4, 5 e mais vezes.
Mas, você já parou pra pensar o que tem haver “ovo” e “coelho” com páscoa.
Nunca se divulgou tanto na mídia sobre qualidade de chocolate, receitas de chocolate, quantidade de açúcar no chocolate.
Como fazer ovos e guloseimas as mais diversas com o produto como esta semana, o que fazer pra não engordar, etc. (Ana Maria Braga).
Pouco ou quase nada se falou sobre o verdadeiro sentido da páscoa.
Uma das únicas divulgação que vi na Globo foi sobre o espetáculo em Nova Jerusalém, aonde muitas pessoas vão mais pra ver os artistas globais.
Quando os repórteres entrevistavam Murilo Rosa entre outros comentário ele disse o seguinte: (Comentário...).
Eu chego a me perguntar, será que daqui a alguns anos as pessoas saberão o verdadeiro sentido da páscoa? Tomando como ponto de partida os nossos dias.
Elucidação
O texto que lemos nos coloca dentro do contexto da ressurreição e porque não dizer da Páscoa.
O texto nos informa que algumas mulheres (a saber: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé) depois que passara o Sábado vão ao túmulo onde Jesus havia sido sepultado.
Imaginamos que todos os apóstolos estivessem tristes e ainda muito abalados com os últimos acontecimentos e de como fora morto Jesus.
Escondendo-se das autoridades, pois se o líder fora morto com certeza seus seguidores se sentiam ameaçados.
Eles ao que nos parece não tinham esperança na ressurreição, isso para eles eram quase que impossível.
Eu gostaria de refletir com vocês nesta noite a respeito de alguns eventos que marcam a páscoa dos discípulos neste texto.
Destaques:
I – A Páscoa dos discípulos de Jesus é marcada pela “INCREDULIDADE” V 1, 2.
O texto nos fala sobre a intenção das mulheres em irem até o tumulo:
Elas compraram aromas a fim de embalsamar o corpo de Jesus sem demora, pois se demorassem talvez o estado de decomposição de seu corpo se adiantasse.
É verdade que José de Arimatéia e Nicodemos já havia enrolado seu corpo com um lençol e espalhado aloés e Mirra sobre ele.
No entanto seu corpo ainda não tinha sido untado com ungüentos como era de costume fazer – se com os mortos.
Para expressar que a preocupação era tanta com este item os evangelistas dizem o seguinte sobre a ida e o horário das mulheres irem ao túmulo:
Marcos diz: “ao despontar do sol”, Mateus: “No findar do Sábado, ao entrar o primeiro dia da semana”, Lucas: “Alta madrugada”, João: “Sendo ainda escuro”.
No entanto não podemos aqui julgar só incredulidade, mas cuidado, mas um cuidado que antecedido por falta de fé.

Aplicação
Quantas pessoas ainda hoje estão servindo a um deus morto.
Um deus que ao invés de cuidar de seus seguidores ele que precisam ser cuidado por eles.
A nossa sociedade tem protagonizado a cultura da insensibilidade e afastamento do verdadeiro sentido daquilo que é Sagrado.
Aqueles que estão na mídia têm profanado e ridicularizado daquilo que é santo.
Que Deus você tem seguido? E como você o tem servido?
Muitas pessoas ainda não crêem em um Cristo vivo a começar pelas práticas...
II - A Páscoa dos discípulos de Jesus é marcada pelas: “IMPOSSIBILIDADES” V 3.
Outra coisa marca a páscoa daquelas mulheres: a preocupação com a grande pedra que estava na entrada do túmulo: “Quem a removerá?”.
Esta era a conversa delas: “Mulher quem vai tirar a pedra da entrada da sepultura para nós entrarmos?”
Esta era uma demonstração de incredulidade, de falta de fé, de falta de entendimento daquilo que Jesus havia falado.
Aplicação
Quantas vezes irmãos queremos impor as nossas limitações a Deus, pensamos que Ele está limitado ao que somos.
Nossas conversas muitas vezes denotam incertezas, falta de conhecimento de quem Deus é e do que Ele pode fazer, ao melhor falta-nos entendimento e confiança até daquilo que Ele já fez.
O que tem lhe preocupado, saiba que Jesus é ilimitado, Ele é Deus!
Deus é maior do que os conceitos que eu e você temos estabelecido em nossas cabeças.
II - A Páscoa dos discípulos de Jesus é marcada pela: intervenção milagrosa de Deus, vs, 3,4,5.
O texto nos mostra que aquelas mulheres estavam grandemente preocupada com a pedra que estava na entrada do túmulo.
Veja a intervenção de Deus:
1 – A pedra é removida de forma milagrosa.
Você pode dizer mais a pedra foi os homens que tiraram!
Veja como Mateus no capitulo 28: 2 – 4 (Um terremoto, um anjo do Senhor desceu do céu e assentou-se sobre ela).
Isso é a intervenção milagrosa de Deus na ressurreição de Jesus.
2 – A morte é vencida pela vida de forma milagrosa.
Os versos 5 e 6 revelam o maior milagre visto sobre a terra, Jesus venceu a morte, Ele está vivo!
O anuncio do anjo confirmam o cumprimento da promessa feita pelo próprio Jesus, que Ele seria morto, mas ao terceiro dia ressuscitaria.
Paulo fala sobre isso de forma desafiadora provocando a própria morte em I Corintios 15 : 55: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”.
A ressurreição significa: “a morte da morte na morte de Cristo”, como disse Jonh Owen.
Cristo morreu a nossa morte para vivermos a Sua vida.
Aplicação
Amados, a ressurreição de Cristo é a razão da nossa fé (I Co 15:14,15).
A verdadeira páscoa para os antigos simbolizava a passagem do povo de Israel do Egito para terra prometida. (através de muitos milagres).
Pra nós na nova Aliança, no novo Concerto, também significa a passagem não do Egito para Canaã, mas da morte para vida.
A Páscoa de Jesus nos enche da certeza que nós já passamos da morte para vida.
A ressurreição de Jesus marcou a mudança milagrosa de nossas vidas de perdidos pecadores que éramos agora somos filhos de Deus.
Assim como Ele ressuscitamos, nós também ressuscitaremos.
Cada um de nós dependia-mos do milagre da intervenção Divina e ela aconteceu na pessoa bendita de Jesus. Amém!
Conclusão
Que a partir de cada um de nós o mundo compreenda o verdadeiro sentido pascal.
Que sejamos pessoas felizes por entender que servimos a um Deus vivo que cuida de cada um de nós.
E a nós compete fazer como disse Paulo: em 1 Coríntios 5:8: “Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade”.

Nenhum comentário: