sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Grande amor de Deus


Postado pelo Pr. Agnaldo Lins.
Texto: I João 3:1.
INTRODUÇÃO
Qual foi o evento que você viu e mais lhe chamou atenção? Que lhe causou espanto e admiração?
Eu lembro-me que na década de 80 algo me causou espanto e admiração, acho que não só a mim, mas a todos que viram foi a passagem pela terra do cometa Halley.
Ou talvez o que tenha lhe impressionado tenha sido o ataque terrorista nos Estados Unidos onde ruíram as Torres gêmeas.
Ou ainda talvez tenha sido o acidente com o avião da TAM em São Paulo onde morreram dezenas de pessoas.
Ou ainda o que pode ter deixado você impressionado tenha sido a abertura dos jogos olímpicos em Pequim.
ELUCIDAÇÃO
O escritor desta carta é João Apóstolo de Jesus, Escritor também do Quarto Evangelho bem como das outras duas cartas e o Apocalipse.
João tem como principal propósito exortar as Igreja situadas na Ásia a rejeitarem o ensino dos falsos mestres que estavam deturpando a Pessoa e a Obra de Cristo.
Eles estavam negando que Jesus era o Cristo de Deus. (IJo. 2.22, 23).
Negavam que Ele tinha vindo em carne. (IJo. 4. 2,3).
O texto que lemos trata do grande amor de Deus revelado na pessoa de seu Filho Jesus Cristo.
E através desse texto João está mostrando que Jesus é real e isso se manifestou por tão grande amor demonstrado por nós.
TEMA: O amor de Deus, algo inigualável.
Por quê?
1º Lugar: Pela sua grandeza 1ª parte: (Vede que grande amor nos tem concedido o Pai).
João mostra esse fato com espanto, com admiração. (o texto no original demonstra isso: “Vede”, “olhem pra isso”, “vejam só que espetacular”, “parem tudo e olhem”.
O amor de Deus é tão grandioso que o faz explodir em admiração.
É como se ele tivesse dizendo: Olhem diante de tudo que eu já vi e me impressionei não há nada semelhante ao amor de Deus, não há nada que se possa comparar.
A expressão também é a mesma para alguém que busca encontrar a origem de alguma coisa, é como se ele tivesse se perguntando de que país, de que lugar provém tão grande amor.
Foi essa mesma admiração que o fez no Evangelho dizer que o amor de Deus foi de “tal forma”, (3.16).
Esse amor se caracterizou pela entrega “concedido”, Deus entregou seu único Filho por nós.
Você tem quantos filhos? Agora pense no seu melhor amigo, você teria coragem de oferecer um de seus filhos por ele?
Jesus foi oferecido por inimigos Rm. 5: 6 – 10ª, IJo. 4:9,10.
Mas, o amor de Deus é algo inigualável
Por quê?
2º Lugar: Pelo seu efeito 2ª parte (a ponto se sermos chamados filhos de Deus).
A expressão de João no original para “filhos” “feitos crianças”, “gerados filhos” de Deus.
Ou seja, a ação do amor de Deus foi tão grandiosa que nos transformou em novas criaturas.
A partir desse evento a nossa existência sobre a terra foi marcada por um antes e um depois. (I Jo. 3:2).
Muitas vezes ouvimos a expressão: “mas todo mundo é filho de Deus”, será que isso é verdade?
Pelo texto que lemos, não! Mas é a ação de Deus em nosso favor que mudou nossa posição.
Algo totalmente imerecido, ação inteira e completa de Deus.
A admiração reside no fato que este amor nos tornou filhos de Deus.
Foi esse amor que mudou o curso da nossa história.
Mas ainda irmãos O amor de Deus é algo inigualável
Por quê?
3º Lugar: Pela sua natureza. (e de fato somos filhos de Deus. Por essa razão o mundo não nos conhece, por quanto não conheceu a ele mesmo).
João nos exorta a ter certeza disso e de fato somos filhos de Deus.
Devemos entender quem somos de fato filhos de Deus não porque haja em nós algo de bom, mas pela graça proviniente de Deus.
Somos mesmo filhos de Deus, não importam o que os homens digam ou pensem.
A Igreja vai sempre causar estranheza a esse mundo pela cegueira que eles se encontram.
E o fato em que somos filhos de Deus causa esse espanto e o mundo não nos conhece.
A natureza do amor de Deus será sempre incompreendida pelo mundo.
Amados os filhos de Deus e o mundo são tão diferentes entre si que não há possibilidade de sermos reconhecido por ele. (I Co. 2: 15,16). “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
O mundo jamais reconhecerá o fato de sermos filhos de Deus, ele zomba, escarnece (certeza da salvação).
Para firmar a nossa convicção da Filiação de Deus em nós o escritor usa o exemplo do próprio Jesus.
Dizendo que da mesma forma o mundo não reconheceu que Jesus, o carpinteiro, era o Messias, era o Salvador do mundo, era o filho de Deus.
João 1:10: “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu”.
João 17:25: “Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste”.
Se assim Deus, Jesus foram tratados não é de admirar que com a Igreja seja diferente.
APLICAÇÕES
O amor que Deus tem por nós é algo inigualável e constantemente devemos lembrar disso (Vários momentos).
O salmista no salmo 27:10, diz: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá”.
A cada instante de nossas vidas devemos refletir no fato que somos filhos de Deus (decisões, reações).
Ele mudou a nossa condição, éramos apenas criaturas agora somos Filhos, amém!
Embora o mundo não reconheça isso, somos de fato filhos de Deus. Esse fato é permanente e duradouro. (hoje filho amanhã criatura).
Não importa a estranheza, em não sermos assim reconhecidos, Deus nos confirma que de fato somos gerados de Deus, amados por Deus, guardados por Deus, Amém!
CONCLUSÃO
Temos no mundo muitas coisas que nos surpreendem que provocam espanto e admiração.
A informatização cada vez mais nos espanta-nos deixa-nos extasiados. (queixo caído).
A modernidade e os eventos na terra cada vez têm novidades.
Mas diante de tudo isso nada é mais surpreendente do que o amor que Deus tem por nós.
Nada pode ser igualado a Ele, pela sua grandeza, pelo seu efeito e pela sua natureza.
Que Deus continue a nos abençoar, Amém!

Nenhum comentário: