sábado, 4 de outubro de 2008

AS MARCAS DO VERDADEIRO SERVO DE DEUS.


Texto Lc. 14: 25 a 33.
Introdução.
Como um diamante de que possui muitas faces, que por todos os lados reflete a luz, a cruz tem muitos sentidos diferentes.

Ela é símbolo do amor de Deus, do seu poder redentor, da sua graça e da sua esperança. Tem uma mensagem para todos os problemas e para cada oração.

A religião já foi chamada o “ópio do povo”. De fato, existem aqueles que a vêem como tal. Consideram a cruz como meio de se aliviarem do peso de seus pecados, para o que não se requer honestidade de pensamento de esforço pessoal algum.

Estes não alcançam o outro sentido da cruz: ela é também um desafio. Deus confiou a Jesus uma árdua tarefa a cumprir e ele aceitou o desafio.

Somos freqüentemente assediados pela futilidade, talvez porque nos esqueçamos de que Deus nos desafia para uma tarefa árdua. Ou, se temos sentido esta vocação, tentamos escapar às suas exigências.

Temos preferido gozar dos benefícios da cruz, sem arcar com a responsabilidade que ele acarreta. A vida plena em Cristo, porém, não se processa assim.

Elucidação.

Jesus está de caminho para Jerusalém. Onde seria crucificado e morto.

E este foi o seu itinerário, enquanto caminhava, entrava em algumas aldeias e cidades com o propósito de ensinar e também curar alguns enfermos. Cf 13:22. Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém.

Agora de passagem por este lugar grandes multidões o seguem e não é de admirar, Jesus tinha feito muitos prodígios tinha falado como nenhum homem na face da terra havia falado.

Ele havia alimentado cinco mil homens com cinco pães e dois peixes.

Qual era a real intenção de tanta gente segui-lo? Estava na hora do povo cair na real. Jesus que conhece todos os intentos do coração humano os exorta severamente, porque aqueles que o querem seguir precisam ter consciência de suas responsabilidades.

Tema: AS MARCAS DO VERDADEIRO SERVO DE DEUS.

1º Lição que podemos aprender no o texto é que o verdadeiro servo de Deus possui a marca da renuncia versos 26 e 27.

O Senhor confronta aquelas pessoas com valores muito profundos.

Ele começa dizendo: “se alguém vem a mim”. Este ir a Jesus está muito ligado ao crer firmemente nele. Esse crer tem uma força capaz de transformar as renuncias do dia a dia mais leves por amor ao Senhor.

Ele continua: “aquele que não aborrecer o seu pai, sua mãe, e mulher, e filhos, e irmão, e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.

O significado do verbo “aborrecer” no grego significa: odiar, detestar, perseguir com ódio.

Mas afinal o que é que Jesus está pedindo? Que aqueles que querem ser seus seguidores devem odiar seus parentes?

Não. Jesus está dizendo, que, devemos amar mais a ele do que a todas estas outras coisas.

A palavra odiar ou aborrecer tem o mesmo sentido de amar menos. Em gênesis 29:31 “Deus viu que Lia era odiada” (de acordo com a versão ARA “vendo Deus que Lia era desprezada”.)

A explicação de “odiada” é dada no contexto imediato, verso 30 “Jacó amava mais a Raquel do que a Lia”. Em outros termos ele amava Lia menos que Raquel. Era nesse sentido que ele a odiava”.
A palavra odiar em Lucas 14:26 não pode ter o sentido que geralmente lhe atribuímos. “Claramente vem a lume o fato que Jesus nos diz para amarmos até os nossos inimigos “. (Mt. 5:44)”.

Então devemos concluir que Jesus não está pedindo para odiarmos nossa família mais para devotarmos a ele maior valor do que àqueles. Se tivermos de escolher entre os nossos parentes e ele, nossa preferência deve ser dada a ele.
Mateus capitulo 10:37 nos diz: Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

A prioridade na vida do servo de Deus deve ser sempre Jesus Cristo.

A cruz vai ser sempre a marca na vida do verdadeiro servo de Cristo, tomar a cruz significa: renunciar nossos privilégios e negar nosso ego que tantas vezes quer se sobressair.

A figura nos faz lembrar de um condenado levando sua cruz sofrendo todo vexame e vergonha, assim deve ser o servo.

Porém quando lembramos que Jesus levou a cruz da maldição do pecado que nos condenava, essa cruz que agora nos é imposta é mais leve de carregar, pois fomos remidos e lavados no seu sangue.

E agora, queridos, levar esta cruz em nossos ombros deve ser sinal de gratidão. A palavra no grego, “tomar” nesse contexto tem o significado de: “pegar com as mãos, pegar a fim de carregar ou levar, colocar sobre a si mesmo (algo) para ser carregado”. Significando um ato voluntário nosso a cada dia.


Jesus já nos deu o exemplo levando-a. O termo: “após no grego dá a entender algo que está atrás, anterior, ou seja, deve-se olhar o exemplo do Mestre”.

Jesus nunca exigiu algo que Ele mesmo não tenha sido o exemplo. Basta olharmos para sua vida.

2º Lição que aprendemos com o texto é que o verdadeiro servo de Deus ele se destaca por ser um planejador. Cf. 28 a 30.

Agora o Senhor Jesus prossegue contando duas parábolas ou ilustrações.

Primeiro ele conta a historia de um homem que planeja construir uma torre.

O que queremos destacar é que antes de construir primeiro este homem se assenta e “planeja”: no grego significa: deliberar consigo mesmo, considerar.
Quantos sacos de cimento, quantas telhas, quanto de areia? Será que vai dar pra colocar cerâmica, etc. será que o dinheiro que tem em caixa é suficiente?

Porque se assim ele não proceder, o serviço vai ficar inacabado e ele fatalmente vai ser chamado de insensato, bobo.

E isso é muito sério. Jesus nunca ofereceu um mar de rosas para seus possíveis seguidores.

Certa vez ele disse: as aves dos céus tem seus ninhos, as raposas seus covis, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Antes de alguém ser um seguidor de Cristo precisa conhecer, e saber que que dificuldades virão, apertos virão.

Basta nos lembrarmos de Judas, de Demas, este ultimo citado pelo Apóstolo Paulo. Em II Tm. 4: 10a. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica.

Há pessoas que parecem por um momento de emoção se lançarem sobre Cristo e depois descobrem que não era bem aquilo que queriam e acabam ficando pelo caminho.

Vale a pena lembrar que o verdadeiro crente jamais se perde, jamais desiste definitivamente.
Jesus talvez não fosse o modelo desejado de pregação para algumas Igrejas dos nossos dias, pois ele pregava o evangelho de forma integral coisa que alguns não costumam fazer nos dias de hoje.

Hoje está na moda pregar um evangelho fácil. (você está desempregado, doente, com problemas no seu casamento venha pra nossa Igreja que tudo vai se resolver). Enfatiza-se a matéria esquecendo-se do espiritual.

Marting: O slogan de uma Igreja dizia assim: venha pra nossa Igreja aqui não se cobra dizimo.

Nós como servos de Deus temos um grande desafio: pregar o evangelho tal como ele é. E talvez isso não agrade a muita gente.

3º A terceira lição que podemos aprender com o texto é que: o verdadeiro servo de Deus ele precisa ser um estrategista Cf 31 e 32.

Jesus prossegue contando uma outra parábola: Ele fala de um rei que está em plena batalha.

É interessante percebermos que a posição desse Rei não é a mesma do construtor. O construtor dava-se ao luxo de escolher se construía ou não construía. O rei, porém tinha que agir urgentemente, pois ele estava sendo atacado.

Depois de entrar na batalha não se pode ficar imóvel, é preciso agir.

Ele tem um outro rei vindo ao seu encontro com vinte mil homens e ele só tem dez mil. Uma estratégia se faz necessária.

Nas batalhas militares o comandante precisa ser um grande estrategista, pois se assim não for levará seus comandados a derrota.


I Pedro 5:8 diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

Entende porque o servo de Deus precisa ser um estrategista?
Depois de entrar na batalha e descobrir que não se tem uma estratégia estaremos fadados à derrota.

No caso do rei a sua estratégia foi mandar uma embaixada de paz ele usou de sensatez, pois com certeza seria derrotado.

Queridos, o inimigo está todos os dias diante de nós nos tentando, procurando uma brecha pra atacar nossas vidas.

Ele procura nos tentar nos nossos pontos mais fracos.

Devemos louvar a Deus, pois ele não nos deixa abandonados à nossa própria sorte, ele é um Deus presente. O salmista no Salmo 23: 4 diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Porém como soldados de Cristo, precisamos ser bons estrategistas, devemos conhecer nossas fraquezas e não brincar com o inimigo, pois se não iremos colecionar derrotas ao longo da nossa vida.

Em Efésios no capitulo 6: 11-18.
E o senhor conclui no versículo 33 dizendo: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”, ou seja, não é qualificado para missão.

O verbo renunciar no original significa “afastar-se, separar-se de algo”.

Dando-nos a entender que a vida cristã é uma constante renuncia ou um constante renunciar. Uma renuncia que se empoe a si mesmo.

Aplicação.

Ser cristão significa fazer o que é humanamente difícil, porém com resultado excelente. Significa sacrificar-se e praticar o amor de Cristo.

Em cada situação da vida, precisamos pôr de lado a preguiça e tomar nossa cruz. E andar seguindo a Cristo, sentindo o desejo de consolar outros, mesmo que estejamos tristes.

Quando o sofrimento parece ser demasiado para nós, somente podemos dominá-lo, usando-o para compreender e consolar outros.
Em outras palavras, o cristão precisa pensar melhor, viver melhor e morrer melhor do que aqueles que ainda não viram a glória da cruz.

Conclusão.

Qual tem sido a cruz que você tem carregado? A cruz só dos privilégios ou você é um servo qualificado? Que o Senhor encontre em nós hoje aqui neste lugar servos aprovados, para glória do seu nome. Amém.

Nenhum comentário: